Saúde Mental Corporativa
Os profissionais ocupam suas mentes, em muitos casos intensamente, com o que ocorre em seu ambiente de trabalho. É onde seu tempo é dedicado e onde costumam precisar se expor, performar, se relacionar.
Tudo isso, num cenário saudável, é excelente. Retroalimenta a saúde, engaja, motiva!
Mas sabemos o quanto a saúde mental tem sido negligenciada, com altos níveis de pressão e estresse, ambientes ameaçadores, relacionamentos tóxicos, até assédios. Triste.
As consequências? Pessoas desmotivadas, performando abaixo do esperado, frustradas, com baixa autoestima, buscando outros empregos, além dos absenteísmos, com justificativas das mais evidentes às mais veladas.
Vamos a alguns dados:
A Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), agora inclui transtornos mentais, como burnout, ansiedade, depressão e o trabalhador pode adquirir a estabilidade de 12 meses no emprego após alta médica, se a causa da doença estiver vinculada ao trabalho.
Em 2022, o terceiro maior ofensor em afastamentos era o CID de causas mentais e comportamentais, conforme Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, com 190.907 casos.
Até setembro de 2024, Ansiedade também é terceira no ranking e já tem 128.905 auxílios concedidos.
A NR01 foi complementada. Agora riscos psicossociais estão mencionados na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, portanto, documentos e programas de gerenciamento desses riscos devem estar disponíveis para fiscalização.
Isso torna explícita a responsabilidade das empresas em relação a saúde mental de seus colaboradores.
E o que a empresa deve fazer?
Identificar – a que riscos sua equipe está exposta? Alguns são carga de trabalho ou cobrança excessiva, ambiente hostil, assédios.
Mensurar – como está o absenteísmo e a sinistralidade? E o clima organizacional? Motivos de desligamento? Mapeamento da saúde mental dos colaboradores?
Mitigar – possui programa de saúde mental, com treinamentos, acompanhamento e técnicas de regulação emocional? Como seus colaboradores tem sido assistidos?
Quer saber os benefícios de cuidar de sua equipe?
As pessoas terão mais bem-estar, vão trabalhar mais satisfeitas. Vão se sentir respeitadas. Estarão mais saudáveis, inclusive fisicamente.
A gestão financeira tende a melhorar com a economia gerada.
Sua liderança estará mais bem preparada.
As pessoas vão trabalhar no seu melhor potencial, uma vez que terão condições mentais e emocionais pra isso. Uma ferramenta, quanto melhor cuidada, melhor funciona. A mente é a ferramenta das pessoas, nela está o funcionamento cognitivo, inteligência emocional, habilidades pra tomar decisão, se comunicar, inovar, aprender.
Já viu as habilidades em ascensão mapeadas pelo Fórum Econômico Mundial? 8 de 10 são soft skills, são de ordem socioemocionais, cognitivas, comportamentais.
Se essas habilidades terão um crescimento em importância até 2027, significa que serão cada vez mais necessárias pro exercício das funções e, consequentemente, necessárias para que as empresas sejam competentes no que oferecem.
As empresas que investem no desenvolvimento destas competências estão mais bem preparadas pra responder às incertezas e podem, com mais facilidade, manter o crescimento e a estabilidade constantemente.
Enfim, nós acreditamos em performance aliada a saúde mental, uma contribuindo com a outra.
Nós aplicamos nossos programas para que pessoas alcancem seu máximo potencial e objetivos, respeitando sua integridade mental, com gestão emocional e bem-estar, num ambiente saudável (se quiser conhecer, clique aqui).