Coaching. Você já sabe realmente o que é?

Tem sido bastante comum encontrar pessoas com pouca ou nenhuma informação sobre o que é coaching. Se você também quer entender melhor do que se trata esse processo de desenvolvimento, este post te interessa.

Pra começar, vamos entender: o coaching é um processo cujo objetivo é levar o coachee (aquele que contrata o coaching) a desenvolver competências para o atingimento de suas metas, desejos, sonhos. Tudo isso com técnicas de eficiência comprovada e ampliando a autoconsciência.

Você pode perguntar, mas como a autoconsciência me ajudaria? Bem, por ela você poderá descobrir em si mesmo as características, valores e crenças que estão contribuindo para o seu sucesso ou que estejam te limitando e dificultando o seu percurso.

Além disso, ao se conscientizar, você identifica onde você está, onde você quer chegar, qual a distância a ser percorrida, qual a melhor rota a seguir, como se preparar pra essa jornada…

E aí que o coach entra, porque ele vai te conduzir (sem te induzir!) a obter essas respostas. Te ajudando a identificar as metas que trarão a satisfação e alegria que você busca, a traçar estratégias para atingi-las, a planejar as ações para concretizá-las de fato.

Para ilustrar um pouco esse processo, indicamos o vídeo “How Coaching Works”.

Quanto as necessidades de quem busca o coaching, elas são as mais diversas, até podem ser únicas. Existem casos de empresas que procuram esse trabalho para seu sucesso ou para o desenvolvimento dos seus profissionais. O preparo para uma promoção, a superação dos próprios limites, a necessidade de transformar um comportamento e a vontade de que algo mude e melhore são também casos frequentemente atendidos.

Para exemplificar, selecionamos essa matéria da revista exame, sobre um estudante que utilizou o coaching para conseguir o trabalho que queria: “aposte no coaching e no autoconhecimento”.

Um outro exemplo bem comum é para o desenvolvimento de liderança, que pode ser visto nessa matéria.

Agora, vale destacar que há algo básico, que precisa existir para que o processo de coaching seja realmente produtivo: a vontade. Vontade de crescer, vontade de mudar pra melhor, vontade de conquistar. Sobre isso você pode refletir um pouco mais na leitura desse post.

Para estimular a sua reflexão, preparamos o formulário “primeiras reflexões”. Nós ficaremos felizes em receber suas respostas. Analise bem e observe o que você sente enquanto responde.

E caso você esteja com vontade de entender ainda melhor o processo para iniciá-lo conosco, reserve um horário.