Apesar das nossas diferenças
Já notou como um mesmo fato pode ser percebido, interpretado, de maneira completamente diferente pelas pessoas presentes na situação?
O fato é o mesmo, um só, não muda.
O que se diferencia são as pessoas. Sim, as pessoas. Todos somos diferentes.
Pode parecer óbvio, mas ter isso em mente, se recordar sempre que possuímos essas diferenças pode evitar diversos conflitos. E ao lidar com as pessoas há algo bom, que sempre cabe e ajuda: respeito.
Quantas vezes numa reunião de trabalho é possível perceber desgaste, muitas vezes graves, por imposições ou dificuldade de entendimento… Ou mesmo num relacionamento afetivo, familiar… a base acaba sendo a mesma: somos diferentes, queremos coisas diferentes, temos saberes diferentes, preocupações e objetivos diferentes.
Na interação com o outro, procure lembrar que a perspectiva dele é outra, por mais que ele concorde com você.
É claro que existe também um fator comportamental em como transmitir o que se pensa, acertando o tom de voz e escolhendo as palavras, entre diversas outras coisas que muitas (muitas!!) vezes estão em nível inconsciente. E me parece esse ser um ponto muito importante!
Então a sugestão é: avalie como seus relacionamentos têm sido impactados.
Porque o seu comportamento e reações são decorrentes também da sua interpretação sobre os acontecimentos. E lembre-se, eles podem ser ajustados.
Nosso trabalho consiste em ajudar pessoas e empresas a alcançarem superação e crescimento, direcionando o comportamento e o uso da inteligência a favor de suas metas. Entenda melhor.